PROJETO:  Turnê Nacional e Internacional - Marisa Monte - Verdade uma Ilusão
DATA: 2012/2013
CLIENTE: Na Estrada Produções
LOCAL: Turnê Nacional e Internacional
Na nova turnê da Marisa Monte, a On Projeções é fornecedora dos equipamentos de vídeo e provedora de soluções audiovisuais.

Em cenário composto por projeções de obras de 16 artistas plásticos, a sobreposição das telas dá uma sensação de profundidade. As projeções, nas telas na boca de cena, no fundo do palco, por vezes extravasando o palco ou se precipitando sobre a plateia, ampliam a área cênica e criam uma atmosfera envolvente e onírica.

A On é responsável pelos 10 projetores de vídeo posicionados em diferentes locais, na frente e sobre o palco, de maneira que o público não os perceba. Em alguns foi feito um tratamento acústico para que o ruído de seu funcionamento não atrapalhasse a audição da plateia.

Os projetores utilizados são todos da marca Christie. Cada um dos projetores instalados possuem diferentes especificações técnicas, de acordo com a função exercida no espetáculo.

Os projetores posicionados na frente do palco têm potência de 25.000 ANSI Lumens e projetam sobre o tule que fica na boca de cena, no início do espetáculo e sobre a panaria que flutua sobre o palco, durante todo o show e outros com potência de 8.000 ANSI Lumens que projetam sobre uma tela menor, no fundo do palco.

Os projetores instalados sobre o palco são de 15.000 ANSI Lumens e estão instalados a apenas a 2 metros dos cicloramas abrindo, cada um, uma área de projeção de 19 m2, afixados sobre o piso num ângulo de 45o. Esta instalação, tecnicamente complexa, foi possível graças à correção de geometria da imagem, feita em software de programação, exclusivo para a concepção do show.

A On Projeções criou, juntamente com a Emotique, um software exclusivo para a turnê, que faz o gerenciamento e o sincronismo das imagens com a música e o cenário.

O sistema de vídeo – projetores e computadores - funcionam em sistema de back up – se por acaso algum falhar, há outro em funcionamento, não permitindo que haja nenhuma falha na imagem. Todos possuem resolução mínima Full HD.

Na música “Verdade uma Ilusão” há uma projeção no corpo da cantora, seguindo seus movimentos, possível graças à utilização de um sensor Kinect, utilizado em videogames, e de software específico que faz a leitura dos movimentos corporais e os codifica, transformando em imagem para os projetores.

Todo o cabeamento (1,5 km) é feito em fibra ótica, para integral preservação do sinal de vídeo.

A On Projeções é fornecedora audiovisual para os shows da Marisa Monte desde 1994, tendo trabalhado nas turnês “Cor de Rosa e Carvão/Barulhinho Bom”, “Memórias, Crônicas e Declarações de Amor” e “Universo Particular”.
Fotos: Divulgação